BOLETIM DE VACINAÇÃO COVID-19 22/01/2021

NOTA TÉCNICA
VACINAÇÃO COVID-19 NO ESTADO DE MINAS GERAIS
1ª FASE Data de atualização: 20/01/2021
A pandemia por COVID-19 é uma situação emergente e em rápida evolução, o Centro de Operações de Emergência em Saúde e o Centro Mineiro de Controle de Doenças e Pesquisa de Vigilância em Saúde (CMC) continuará fornecendo informações atualizadas à medida que estiverem disponíveis. As orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Órgãos Internacionais e avanços cientificos.
META DE VACINAÇÃO
Tendo em vista o objetivo principal da vacinação, de reduzir casos graves e óbitos pela COVID-19, é fundamental alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais. Para tanto, todos os esforços devem estar voltados para vacinar toda a população alvo. Portanto, o PNI estabeleceu como meta vacinar pelo menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.
GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA VACINAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS – FASE I
Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina faz-se necessária a definição de grupos prioritários para a vacinação. Neste cenário, os grupos de maior risco para agravamento e óbito deverão ser priorizados. Além disso, no contexto pandêmico que se vive, com a grande maioria da população ainda altamente suscetivel à infecção pelo vírus, também é prioridade a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais.
Sendo assim, conforme definições prévias do Programa Nacional de Imunizações, os grupos prioritários para vacinação no Estado de Minas Gerais são os seguintes:
Trabalhadores de Saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes COVID-19 (listagem dos serviços em anexo);
Trabalhadores de Saúde das Unidades de Atenção Básica (Atenção Primária);
Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
População indígena, a partir de 18 anos de idade, aldeadas.
Orientamos que poderá haver remanejamento das doses (D1+D2) dentre os grupos prioritários seguindo premissas abaixo:1) Nessa primeira fase, deverão ser vacinados todos os indígenas aldeados, idosos de instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados (identificados pelo município).
2) Após contemplados totalmente os grupos citados na premissa 1, o remanejamento das doses poderá seguir critérios de acordo com a realidade de cada município, respeitando os grupos prioritários dessa primeira fase da vacinação.
3) O quantitativo de doses extra destinado para contemplar os 9% dos demais trabalhadores da saúde deverá ser direcionado para os trabalhadores das Unidades de Atenção Primária à Saúde com atendimento à COVID-19.
Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.