Dia dos Agentes Comunitários de Saúde

O Agente Comunitário de Saúde é o que está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo,condições precárias de moradias, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes.
O Agente de Combate às Endemias -ACE- é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância sanitária em saúde, mas que deve atuar de forma conjunta com a equipe de saúde da família sempre que possível. Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar a população sobre os riscos das doenças, o Agente de Combate às Endemias também realiza visitas aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária,leishmaniose e doença de chagas, atua no controles de roedores e na prevenção de acidentes por cobras,escorpiões e aranhas; participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.
Nosso município está muito bem servido possuindo uma equipe que atingiu o grau de EXCELÊNCIA na prestação de serviços e atendimentos atuando na área da saúde, seus cuidados e prevenções. A esses guerreiros que não medem esforços na sublime missão de “SERVIR”,o reconhecimento e gratidão da administração municipal através da Secretaria de Saúde ,que brilhantemente atua em nosso município.